Quais ferramentas que estudamos você já experimentou e quais pretende experimentar para promover a inovação em seu ambiente de desenvolvimento de software?

By: Kellen Xavier
Posted: April 24, 2025

Eu estou aplicando o estudo com a estúdio de musculação que frequento, aqui na Zona Norte de Porto Alegre. Solicitei permissão ao dono da academia — que está iniciando o negócio desde janeiro de 2025 — para aplicar estes estudos e desenvolver um projeto em um negócio real, baseado em necessidades reais.

O projeto seria: criar uma landing page para o estúdio, aplicando as técnicas de Design Thinking e os estudos vistos em aula de Inovação e Empreendedorismo — Inovação e Empreendedorismo - Web 03.

início do projeto: acompanhei a abertura do estúdio de musculação desde janeiro de 2025, e, desde então, fui a aluna — junto com outro amigo próximo — a treinar no novo local. Primeira coisa que perguntei ao dono foi: como vai funcionar a academia? Vai ter horários flexíveis? Quem vai treinar no local?

Visando isso, procurei entender melhor, conversando com o dono do negócio — Academia Estúdio de Musculação — e levantei essas perguntas. Outro ponto em destaque é que eu treino lá desde o início — por conhecer o dono, fui a aluna-teste do local 😂 — o que acabou agregando ao projeto, pois tive pessoalmente a visão de alguns pontos importantes.

1. Empatia (entender o problema sob o ponto de vista do usuário)

Como sou usuária da academia, enfrentei alguns problemas, como: quais são os valores? Como funcionam os pacotes com acompanhamento nutricional? Há parceria com lojas de suplementos? Quanto custa o whey protein? Entre outros. Percebi que os alunos que vieram depois também tinham essas dúvidas. Quando fui recomendar a academia, também tive dificuldades para compartilhar o endereço e informar os valores de cabeça — sabia apenas o que utilizava, no caso o TotalPass. Não havia um local centralizado para consultar essas informações.

2. Definição (refinar o problema)

Com base nisso, organizei todas as informações que tinha em mãos e conversei com o dono do negócio para entender e refinar as questões. Utilizando técnicas de design thinking, apliquei o Value Proposition Canvas para não deixar tudo apenas dentro da minha cabeça e também compartilhar com o envolvido — o dono do negócio. Segue abaixo:

An image from Notion
An image from Notion

Utilizei também o ChatGPT para estruturar de forma detalhada e organizar todas as informações nos devidos lugares, a fim de não perder o foco nos detalhes.

ChatGPT

An image from Notion

Abaixo, utilizei como um checklist das informações que já havia mapeado, para manter a organização e não me perder no processo:

An image from Notion

Para tornar a entrevista mais clara, resolvi criar um formulário para enviar ao dono do negócio responder; isso corresponde às "Definições" citadas e aplicadas aqui.

3. Ideação

Visto acima no ChatGPT temos o seguinte:

An image from Notion

Vou mudar alguns pontos que acho importante reoganizar com base nas necessidades vista lá no mapeamento com o Value Proposition Canvas.

Brainstorm para soluções da Landing Page: EDITADA

4. Prototipagem

An image from Notion

Eu sou péssima com Design 😭 então utilizei a ferramenta do Canva dar vida a isso, e não deixar isso ser meu impedimento.

OBS: vamos relembrar brevemente da aula ao vivo sobre “legal vamos lá fazer isso”

An image from Notion
An image from Notion

5. O Teste

Criação do protótipo: como citado, este protótipo foi feito no Canva, com o objetivo de tornar visual todo o planejamento do Value Proposition Canvas. Abaixo, segue a sequência das telas:

An image from Notion
An image from Notion

Incluir parte dos serviços que falta para responder do formulário

An image from Notion
An image from Notion
An image from Notion

EU não sei design

An image from Notion

Foi desenvolvido este rascunho inicial do protótipo, com o objetivo de validar as necessidades do proprietário do negócio em relação ao atendimento de seus clientes.

A construção do protótipo possibilitou a identificação de pontos relevantes e, sobretudo, representou um avanço significativo ao transformar ideias em uma versão prática e visual. O processo de desenvolvimento mostrou-se ágil e funcional, permitindo direcionar os próximos passos.

Como continuidade, propõe-se a realização de novos testes com usuários e a execução do site em ambiente real, a fim de avaliar se as funcionalidades implementadas atendem às necessidades previamente mapeadas.

Protótipo Canva: https://testeladybug.my.canva.site/cada-rotina-e-pessoa-diferente-por-isso-nos-certificamos-de-que-voc-possa-escolher-um-plano-que-funcione-melhor-para-voc

Pesquisa em Fomulário para melhor análise e entendimento

2. Questionário baseado no Design Thinking

(Para usar na fase Empatia + Definição com o cliente)

Perguntas sobre o Negócio

  1. Como você descreveria a missão e os valores do seu estúdio?
  2. Qual a principal diferença do seu estúdio para outras academias?
  3. Quais serviços ou vantagens você mais gostaria de destacar para novos alunos?
  4. Qual sentimento ou impressão você gostaria que o aluno tivesse ao visitar o estúdio?

Perguntas sobre os Clientes

  1. Quem são seus principais clientes hoje? (idade, perfil, objetivos)
  2. O que seus alunos costumam elogiar mais no seu serviço?
  3. Quais dúvidas ou receios os novos alunos mais demonstram quando entram em contato?
  4. O que já ouviu de feedback positivo ou negativo sobre a experiência na academia?

Perguntas sobre Comunicação

  1. Hoje, quais canais você usa para divulgar seu estúdio? (Instagram, WhatsApp, indicações, etc.)

Perguntas sobre Serviços Extras

  1. Como funciona a parceria com a nutricionista? (valores, agendamento, diferenciais)
  2. Como funciona a parceria com suplementos? (marcas, descontos, vantagens)

Perguntas sobre Experiência

  1. Que tipo de benefícios você gostaria de oferecer para novos alunos? (promoções, aula experimental, desconto na 1ª mensalidade)

Links de Referencia

Confira o Protótipo do site: https://site-academia-app.vercel.app/

Pesquisa de Sites | Mercado com foco em Academias - Link

Referencias de Estudos: